top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniele Galvão

Hotelaria em Tempos de Pandemia

Desde a declaração de pandemia mundial pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o coronavírus (COVID-19) segue contaminando milhares de pessoas ao redor do mundo inteiro e, no Brasil, isso não seria diferente.



Atualmente, no país, já são mais de 10 mil vítimas fatais. Nesse sentido, considerando o cenário atual, o COVID-19 acaba, também, afetando indiretamente a vida de milhões de pessoas das mais diversas áreas como, por exemplo, a indústria turística, que logo no começo da quarentena foi uma das primeiras a ser afetada em níveis globais, tendo em vista o surto instaurado.

É notório que esse mercado é um dos mais fortes economicamente, no Brasil e no mundo, gastando-se, aproximadamente, um trilhão de dólares em hospedagens e voos em todo o planeta.

No Rio, por exemplo, estamos presenciando a suspensão do funcionamento, durante todo esse caos causado pelo vírus, de grandes redes hoteleiras e hotéis renomados. Mais de 60 estabelecimentos já anunciaram tal medida, tais como: Rede Windsor; Sheraton; entre outros clientes nossos.

A taxa de ocupação foi reduzida quase a 0% desde a oficialização da quarentena na cidade. As consequências dessa crise não param por ai, vez que esses empreendimentos vão ter que lidar com essa baixa ou, até mesmo nula, taxa de ocupação por um bom tempo. Estamos vivendo um período quase que inédito em nossas vidas e grandes mudanças estão a caminho nos novos tempos.

Mas como se preparar para o pós pandemia? Quais as melhores ações a se tomar neste momento de incertezas? Alguns hoteleiros já estão buscando formas e maneiras de se reinventar, antecipando ações para melhor adaptação à realidade que está por vir, assim que toda essa situação se amenizar.

Com resiliência e esperança por dias melhores, não se pode ficar parado à espera de um milagre. Portanto, é momento de abusar da criatividade, enquanto aguardamos esse momento caótico passar, voltando aos poucos o desenvolvimento do setor, que pode vir a ser um dos primeiros na retomada, bem sucedida, do turismo de maneira geral.

Como grandes pensadores e pessoas de sucesso ao redor do mundo dizem, são momentos como esse em que estamos vivendo que surgem as maiores oportunidades e chances de mudar, de se superar e, sobretudo, de antecipar mudanças que estavam programadas para o futuro. É plantar de maneira responsável e criativa para, então, poder colher num futuro próximo resultados magníficos e dignos de inspiração.

Que tempos de solidariedade e mais sensibilização venham, levando-se em consideração o impacto de todo esse sofrimento e dos efeitos remanescentes da pandemia para, assim, sairmos mais fortes do que nunca. Não desista, continue firme e forte, acreditando no processo, que tempos melhores virão... e quando vierem, estaremos prontos, caminhando lado a lado!

167 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page